O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na série brasileira Coisa Mais Linda ,produzida pela Netflix,um dos impasses enfrentados pelas protagonistas Malu e Adélia é ter que lidar com os prejuízos materiais, financeiros e emocionais, ocasionados por um alagamento que destruiu parcialmente o clube das personagens. Infelizmente essa situação não se limita ao mundo cinematográfico o aumento nos casos de doenças,mortes,desemprego e perda de bens materiais, causados por enchentes e deslizamentos, são problemas recorrentes em períodos de chuvas no Brasil. Percebe-se que a questão dos impactos socioambientais das chuvas necessita ser combatida por toda população, tendo em vista que ações antrópicas contribuem para o agravamento desses fenômenos.

Primeiramente,deve-se destacar que a ocupação de áreas várzeas e o desmatamento da cobertura vegetal são as principais ações humanas que auxiliam a piorar os impactos das chuvas. Desde o início da industrialização no Brasil há uma ocupação desenfreada e mal planejadas das áreas próximas aos centros e pessoas com poucos recursos financeiros, por falta de opção,constroem habitações perto de rios e colinas .Ou seja, em grandes períodos de chuva os leitos dos rios aumentam causando enchentes e a retirada da cobertura vegetal em encostas facilita a ocorrência de deslizamentos de terra.Sendo assim, é perceptível a importância da solução da questão habitacional para o embate aos efeitos da chuva.

Além disso, vale ressaltar que a poluição e a falta da coleta seletiva do lixo em algumas cidades também são fatores agravantes. Segundo pesquisas do sindicato nacional de limpeza urbana revelou que 24 % das moradias brasileiras não tem coleta de lixo. Por conseguinte os resíduos são descartados em locais inadequados poluindo não só os rios como as vias e bueiro que dificulta o escoamento da água.Logo,é inaceitável que mesmo pagando os impostos parte da população não tenha acesso a serviços básicos como a coleta de lixo.

Nota-se que os impactos socioambientais da chuva é uma problemática que necessita de intervenção da União e toda população.Portanto,o governo em parceria com os ministérios, estados e mídias devem promover mais ações contra as enchentes e erosões, por meio de investimentos em saneamento básico e comissões que priorizem financiamentos habitacionais com juros que considerem a renda dos mais pobres. Além de criar campanhas que visem disseminar a importância da preservação ambiental, a fim de diminuir os efeitos desse impasse no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!