O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: o sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI


Graciliano Ramos, em seu livro "Memórias de um Cárcere", denuncia a realidade vivida por ele ao ser preso durante a ditadura do Novo Estado. Atualmente, mesmo não vivendo mais na opressão, o sistema prisional ainda é tratado como símbolo de tortura. Fatores como carceragens lotadas, falta de condições básicas e preconceito social mostra a precariedade nos presídios brasileiros.
É elementar abordar que, o Brasil esta entre os cinco países com maior população de detentos do mundo. Porém a falta do reconhecimento da super lotação no sistema carcerário faz com que os indivíduos vivam de maneira precária e desumana. Prova disso foram às denúncias feitas ao conselho nacional de justiça por mais de dois mil presos do Brasil sobre as violações aos direitos humanos e condições degradantes nas penitenciarias no ano de 2018. Deste modo, mostra-se um estado ausente e desrespeitoso para com os direitos dos detentos.
Ademais, o preconceito da sociedade em relação às pessoas privadas de liberdade (PPL) proporciona uma desigualdade e isolamento destes indivíduos. De tal maneira, ao serem reinseridos na sociedade, os ex- presidiários sofrem julgamentos pelas pessoas ao redor, encontram dificuldade de ingressar no mercado de trabalho e objeções em retomar a identidade de cidadão. Em decorrência disso, ao serem rejeitados pelo meio em questão os ex-detentos acabam retomando a vida de criminalidade e tornando isso um ciclo vicioso.
Diante do exposto, é necessário que o Governo providencie melhores condições de vida para os presidiários, abastecendo acesso a higiene, hospitalidade e maior espaço local. Além disso, o Ministério da Justiça deve permitir acesso educacional para as pessoas privadas de liberdade, como o ENEM PPL. Por fim, a Mídia deve trabalhar com a ação de empatia na população para que as pessoas ao saírem do sistema carcerário possam ser aceitas de volta na sociedade e com isso prevenir que ações anteriores voltem a acontecer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!