O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema livre: Desastres ambientais.


José de Alencar, escritor e principal representante do Romance Indianista, em sua singularidade, expressa a relação do índio com a natureza, considerando-o como símbolo de nacionalidade e de amor ao território. Não obstante, essa forma de utilizar os recursos não é mais a que prevalece no mundo, tendo em vista que, desde muito antes desse período da literatura o homem visa o lucro como prioridade.


Como já declara Zygmunt Bauman sobre modernidade: "Vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar". Isso nos revela o que sofremos com esse "modus operandi" enfocado no lucro e que resulta em efeitos severos na natureza e na vida das pessoas.


Em segunda análise, tal avidez faz-se evidente no desatre em Brumadinho, que ocorreu em razão do rompimento de uma barragem da mineradora Vale e desencadeou um avalanche de lama, o qual trouxe não só prejuizos financeiros e ambientais, mas, sobretudo, ocasionou a morte de dezenas de pessoas. Essa discrepância entre o desenvolvimento e a danificação, corrobora com a ascenção de que mudanças precisam ocorrer na conduta dos indivíduos perante à vida.


Por fim, é míster que haja a realização de ações públicas por parte do Ministério do Meio Ambiente em que apresente uma supervisão mais efetiva e multas mais implacáveis para instituições que não respeitarem os limites estipulados. Outrossim, é imperioso que a ONU desenvolva ações educativas através de promoções midiáticas, denunciando o abalo da devastação da natureza, a nivel global.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!