O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O valor da educação nas transformações sociais do Brasi


É inegável o poder da educação como um processo de ensino-aprendizagem capaz de transformar sociedades. Paulo freire, corrobora isso ao afirmar que "a educação sozinha não muda a sociedade, mas sem ela, a sociedade não muda". Desde o século XVIII a educação é realizada principalmente através das escolas, que podem ser um lugar tanto de estímulo para o desenvolvimento da criança e adoslecente , quanto um lugar que limita e oprima o pensamento dos mesmos.


As primeiras escolas surgiram na Prússia, seguindo os mesmos modelos de fábricas e presídios, com muros, horários e regras impostas, criado para manipulação em massa da sociedade, o modelo prussiano tem o professor como figura autoritária, que transmite medo e cuja opinião é a única válida e deve ser aceita sem questionamentos. Isso contribui para a inibição do aluno e dificuldade de desenvolvimento do pensamento crítico da criança e adolescente. O modelo prussiano, embora com modificações, vem sendo empregado ainda na sociedade brasileira como principal forma de educação. Suas principais falhas constituem no tratamento generalizada para todos os alunos, não respeitando a individualidade dos mesmos e em avaliar seus conhecimentos através de notas, formando indivíduos para competirem por melhores posições na sociedade.


No entanto, as escolas devem ser locais onde os indivíduos possam se desenvolver como seres humanos, praticando a socialização entre os outros estudantes, devendo o professor exercer papel de facilitador, favorecendo uma troca mútua de saberes entre ele e os alunos, para que estes não sejam apenas robôs seguindo um modelo imposto pelo sistema vigente. Além da educação nas escolas, a primeira educação deve ser realizada em casa pelos pais ou responsáveis pela criança, para que aprendam o bom convívio na sociedade.


Acreditar na educação como meio de transformação, é portanto, o primeiro passo para alcançar um avanço na sociedade atual. Para isso, são necessárias mudanças no cenário educacional vigente, a começar pelas salas de aula, que deveriam ser organizadas em círculos para facilitar a interação entre professores e alunos, bem como os professores deveriam estimular o senso crítico dos estudantes através de debates e rodas de conversa como forma de ensino em algumas disciplinas, principalmente as de ciências humanas, além disso, também é necessário a valorização dos professores por parte do governo, para que execute melhor seu papel de facilitador da aprendizagem, garantindo assim a formação de agentes de transformação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!