O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Arte imprensa X liberdade de expressão



A liberdade de expressão é um direito assegurado a Constituição Federal, de acordo com o artigo 5º. Porém, há casos em que tais fatos podem retratar racismo, machismo, xenofobia, entre outros. Acarretando ofensas e incômodos a determinadas pessoas ou grupos.


A importância da liberdade de imprensa é clara, pois é a fonte na qual somos informados sobre as irregularidades ou injustiças das pessoas em que nos representam na política. Com finalidade de expor aquilo que muitas vezes é escondido, e fazer com que a população se questione, tire suas próprias conclusões e decida em qual verdade acreditar.


Voltaire defendia o direito da liberdade de expressão, mesmo se ele não fosse de acordo com tal ideia, ou seja, o oposto de algumas pessoas que são incapazes de respeitar a visão contraria e a manifestação de um ponto de vista diferente do seu, mesmo querendo o direto de expor seus pensamentos e opiniões. Vale salientar que existe limites quanto a isso, rebater a posição do outro usando xingamentos e denegrindo a sua imagem é crime, juntamente com a Lei da imprensa está garantido os direitos de imagem e reputação, no artigo 5º da Constituição Federal.


A lei garante o nosso direito de expressar nossas ideias em arte, nas histórias, no jornalismo. Com isso, devemos sempre recorrer a defensoria pública em busca dos nossos direitos, caso ocorra algum ato de censura e também de difamação. Mas também reivindicar constantemente as nossas regalias, visto que todo dia é dia de batalha.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!