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É notório que o analfabetismo funcional é presente no Brasil. Os analfabetos funcionais são indivíduos mesmo que alfabetizados, ainda tenham dificuldade em compreender os gêneros textuais e resolver operações matemáticas complexas. Conquanto, o analfabetismo funcional limite que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.


A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, cerca de 50% das pessoas entrevistadas, não praticam o hábtio da leitura por não compreender o conteúdo. A prática da leitura é algo essencial para formularmos boas respostas, adquirir conhecimento, além de compreender o conteúdo e no quesito de vocabulário.


Faz-se mister, ainda salientar que o desinteresse em ler artigos, jornais, reportagens etc, é como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. O que impede desse problema ser amenizado é também essas novas tecnologias que interferem no cotidiano de muitas pessoas pelo mal uso do aparelho, esquecendo o hábito de praticar a leitura e de outras prioridades.


Infere-se, portanto que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa forma, é importante desenvolver métodos que priorizem o letramento e é inquestionável a presença de um trabalho conjunto entre pais e professores. Engana-se quem pensa que somente as instituições escolares são obrigadas a alfabetizar e letrar, portanto o letramento é algo que faz parte do nosso cotidiano e, praticando-o, aprimore o desenvolvimento intelectual e profissional de um indivíduo. Portanto, o MEC deverá elaborar palestras ministradas por professores, pedagogos e outros profissionais da mesma área de conhecimento com a finalidade de demonstrar a importância do hábito de ler, para que assim, apeguem a esse interesse de ler. Dessa forma, o Brasil poderia mitigar esse impasse.

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