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Tema: "Os perigos da obsolescência programada".

Fordismo, Taylorismo e Toyotismo foram modelos direcionados ao aprimoramento do processo produtivo e não relacionados, diretamente, à ampliação do mercado consumidor. Em contrapartida, na 3ª Revolução Industrial (Técnico-científica-informacional) institui-se a obsolescência programada, a qual produz o aumento do consumo, haja vista ter como fundamento a redução da vida útil dos produtos. Nesse contexto, o corpo social enfrenta problemas relacionados à demanda excessiva de recursos naturais e ao adequado descarte do lixo eletrônico produzido.

Em um primeiro momento, consoante às ideias de Durkheim, "o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar". Por conseguinte, o modelo capitalista, o qual vigora em quase a totalidade das nações, atua para despertar o desejo dos indivíduos de possuírem os diferentes bens de consumo. Dessa maneira, potencializa-se dois graves problemas ambientais, os quais são: o aumento da exploração do meio ambiente, a fim de satisfazer a demanda das indústrias por matérias-primas e a correta destinação desses objetos industrializados, que, rapidamente, perdem a funcionalidade e são potenciais agentes de contaminação dos diferentes biomas.

Em outra abordagem, conforme o pensamento de Immanuel Kant " o homem é aquilo que a educação faz dele". Nessa perspectiva, as tragédias de Mariana e Brumadinho são resultado dessa reduzida vida útil das mercadorias, tendo em vista que o ser humano é constantemente estimulado, pelos diversos meios de comunicação, a adquirir esses produtos e as suas novas tecnologias. Dessa maneira, as atuais gerações, em seu processo formativo, estão sujeitas à imposição de um modelo econômico, o qual, na busca da acumulação de riquezas, degrada a biosfera nos vários momentos da cadeia produtiva, ou seja, na obtenção de compostos, na transformação dos elementos e no descarte dos inservíveis.

Portanto, no intento de minimizar os efeitos resultantes da obsolescência programada, é necessário que, junto às comunidades de sua atuação, as direções de escolas e suas equipes pedagógicas, os dirigentes das associações comerciais e industriais, sindicatos patronais e dos trabalhadores e de ONGs promovam projetos e debates que ensejem a melhora no processo educativo, formando cidadãos com pleno desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial, capazes de interagir no grupo em que estão inseridos, conscientizado-os sobre a importância do consumo consciente e da adequada destinação dos rejeitos que serão produzidos. Essas ações objetivam a construção de um sociedade mais equânime, solidária e harmoniosa, a qual contemple a preservação do planeta e os princípios éticos e morais que regem a vida coletiva.
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