O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O REAPARECIMENTO DE DOENÇAS ERRADICADAS NO BRASIL

A vacina é um conquista do mundo moderno, um marco na história da humanidade. Dessa maneira, ela foi responsável pela erradicação de doenças como a varíola, que matou mais de 300 milhões de pessoas no planeta. Porém, esse cenário vem mudando, pois doenças, que antes eram controladas, estão reaparecendo. No Brasil, isso se dá por conta da baixa cobertura vacinal e do aumento de grupos contrários à vacinação.
Em primeiro plano, a imunização através da vacinação continua sendo a principal ferramenta de prevenção e controle de doenças. Contudo, com a baixa imunização das populações na última década, doenças que já estavam controladas estão voltando a circular com grande intensidade, como o sarampo, a poliomielite e o HPV. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta mundial informando que uma em cada cinco crianças no mundo não recebeu as vacinas básicas, o que colabora diretamente para o aparecimento de doenças antes controladas.
Sob esse viés, em toda sua história, as vacinas foram alvos de críticas de grupos que não acreditam em sua eficácia. Assim, atualmente conhecidos nos Estados Unidos como "antivacinas", essas pessoas defendem que as vacinas podem causar autismo e outras doenças, todavia, as comunidades científicas, baseadas em inúmeros estudos, contradizem tais informações. Desse modo, o problema dos "antivacinas" é que eles podem colocar em risco todo um trabalho de vacinação, pois, quanto maior o número de pessoas não vacinadas, maiores são as chances de alguns vírus voltarem a se espalhar, o que mostra que é um problema de saúde pública.
Dado o exposto, é necessário que o Governo, em parceria com o Ministério da Saúde, financie projetos educacionais nas escolas, por meio de uma ampla divulgação midiática que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os profissionais de saúde e os alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser a conscientização e a importância da vacinação. Ação iniciada no presente é capaz de modificar o futuro de toda sociedade brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!