O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Funcionando conforme a 1° Lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu estado natural até que uma força suficiente atue sobre ele, mudando de percurso, o movimento emigratório é uma problemática que persiste na sociedade brasileira. Com isso, ao invés de funcionar como uma força suficiente capaz de mudar o percurso desse problema, o baixo investimento estrutural do país e a grave situação política acabam por contribuir com a situação atual.

"Infraestrutura do Brasil é inferior à média mundial", afirmou o economista Renée Pereira para o jornal O Estado de S.Paulo. Segundo ele, a ordem é de 50% do PIB, enquanto a média das principais economias é de 70%. Tendo isso em vista, fica claro que os jovens procurem países em situação melhor, com mais investimento em pesquisas, saúde, com mais projetos para a população e onde a economia esteja em maior ascensão.

Vale também ressaltar que a instabilidade política é um outro fator que influencia muito na permanência ou não dessas pessoas. De acordo com a Folha de S.Paulo, o Brasil está entre os 50 países mais corruptos do mundo, o que deixa a população sem esperanças por melhoras futuras. Sendo assim, há a necessidade de alguma intervenção capaz de minimizar tal sequela.

Segundo o líder pacifista Nelson Mandela, quando se há um problema, deve-se enfrentá-lo e não disfarçá-lo. Sob essa ótica, a fim de atenuar o problema, o Governo Federal, aliado à esfera estadual, devem criar projetos de investimento em estrutura e aplicá-los, para que haja uma melhora a longo prazo, necessitam também atrair os jovens com programas de capacitação, criar projetos que mostrem a eles a importância de permanecerem no país para ajudarem o mesmo a se desenvolver, além disso, o Governo deve combater a corrupção de forma mais ativa. Desse modo, haverá a redução de partida da juventude para o exterior.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!