O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O AUMENTO DAS DST?S ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS
Na antiguidade, a promiscuidade era algo comum, principalmente nas festas dos deuses gregos, sendo um dos motivos para o surgimento das DSTs. "Venéreas" ainda é um termo muito utilizado para essas patologias, pois originou-se na História Antiga, em referência à Vênus, a deusa do amor. Hoje, há um paradoxo. Mesmo com avanço no meio cientifico na área de tratamento e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o número de casos de Dsts começa a aumentar, principalmente entre os jovens, sendo necessário avaliar as causas para tratá-las da melhor forma possível.

Inicialmente, a respeito dessa questão, é necessário ressaltar que por mais que o Estado seja laico constitucionalmente, ainda é regido por uma moral cristã, que dificulta o acesso à educação sexual. Isso afeta, diretamente, na formação dos jovens, em razão de não encontrar uma base sólida para informação. As DSTs, por isso, não devem ser tema apenas no carnaval, mas sim diariamente.
Convém destacar, ainda, que os avanços na medicina tranquilizaram os jovens e banalizaram as doenças. Para comprovar essa falta de cuidado, o Ministério da Saúde criou perfis falsos, em 2015 numa rede de relacionamento, conseguindo aceitação de usuários para sexo casual e sem proteção. Essa cultura epicurista, ou seja, aproveitar o momento como ele vir, pode trazer consequências irreparáveis como AIDS.

Fica evidente, portanto, a necessidade de politicas públicas voltadas para a conscientização e informação da população jovem. Nesse quesito, cabe a união do Ministério da Educação com o Ministério da saúde, a fim de que debates sobre prevenção e cuidados sejam comuns no âmbito escolar e midiático. Para isso é necessária a capacitação de professores, que estejam aptos a esclarecer dúvidas sobre a diferenciação de doenças , e veiculação de propagandas claras e objetivas enfatizando os riscos da não proteção sexual.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!