O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Ciência é investimento não gasto.
A ciência exerce um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade moderna, pois produzem conhecimento e inovações que influenciam na vida de bilhões de pessoas,em todos os âmbitos a ciência está presente o investimento em pesquisa científica viabilizou melhorias significativas ao redor do país e do mundo. Porém, no Brasil a ciência sofre pela falta de investimentos, dessa maneira medidas devem ser tomadas para diminuir o impasse.
Primeiramente, cabe mencionar que a crise econômica atual do país reforça o pensamento da população em achar que pesquisas científicas devem ser colocadas em segundo plano em prol de necessidades imediatas como a segurança, saúde e o ensino básico, o que acaba refletindo na política. Exemplo disso é a recente ameaça de cortes no orçamento de bolsistas da CAPES, que só não foi para frente devido à repressão por parte de quem necessita do incentivo às pesquisas nas pós-graduações. Dito isso, é importante que o ensino científico seja visto como uma necessidade imediata, também, e que pode trazer benefícios à longo prazo,para todo o país.
Além disso, vale ressaltar que a falta de visibilidade do setor corrobora ao cenário, visto que se trata pouco acerca dos temas relacionados ao desenvolvimento científico nas grandes mídias. Nesse sentido, a população não percebe a necessidade de pesquisas científicas e como elas afetam e transformam nosso cotidiano, e como é e deve ser visto como investimento e jamais como um gasto desnecessário. como por exemplo podemos destacar o corte do programa ciências sem fronteiras que levava jovens de faculdades públicas na áreas de pesquisa científicas para passar um semestre no exterior conhecendo pesquisas internacionais para que no futuro pudessem ser aplicadas no país.
Portanto é preciso que o governo federal promova maiores verbas à ciência, por meio de um remodelamento do plano de gastos públicos feito pela União. Assim, será possível não apenas novas pesquisas, mas a criação de propagandas institucionais que, incentivem jovens e crianças a ingressar no ramo da ciência sem medo do destino deste ramo no país. Dessa maneira o Brasil será visto como um país que entende que a ciência e o desenvolvimento caminham juntos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!