O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: VÍTIMAS DA EXCLUSÃO SOCIAL


Pobreza. Abandono. Invisibilidade. São essas palavras que caracterizam a condição dos indivíduos que moram na rua, principalmente nas grandes capitais brasileiras. Os quais sofrem com o descaso dos governantes e também com o preconceito vindo da sociedade.

A Constituição Federal de 1988 garante direitos para todos os cidadãos, tais como saúde, educação e moradia. Entretanto, nem todos usufruam desses direitos, como é o caso dos moradores de rua. Certamente, inúmeros são os motivos que levam tais indivíduos a se submeterem a condição deplorável ,fazendo das calçadas e viadutos suas próprias moradias. Dentre os motivos se tem o uso de drogas, os dependentes muitas vezes são rejeitados pela família ,não conseguindo superar o vicio para serem aceitos pela mesma acabam parando nas ruas. Além disso, a falta de emprego provoca uma decadência financeira , a qual também leva pessoas a viverem nessa situação.

O Estado tem como obrigação garantir a plena igualdade a todos da nação. Contudo, é evidente que isso não ocorre de forma correta, visto o descaso dos governantes a cerca das minorias,que nesse caso são os moradores de rua, o que acaba ocasionando uma desigualdade social em grande escala. E ainda se não bastasse, a sociedade tem uma visão negativa em relação a esses moradores, levando-os a exclusão do meio coletivo. É inegável o senso de insensibilidade dos cidadão que possuem mais com estes que possuem menos ,ou mesmo nada. Todavia há exceções , nos meio sociais como o Facebook ver-se campanhas que arrecadam roupas,alimentos , material higiênico para os mais necessitados mas isso ainda não é bastante.

Em síntese, providências precisam ser tomadas para mudar a situação da população que vive nas ruas e a sua exclusão. Como primeiro agente vem o Estado, que devera criar programas sociais que promovam inserção dessa gente na comunidade, garantindo acesso a moradia,saúde, alimentação ,educação e segurança para tais . Bem como, em parceria com os meios midiáticos divulgar a situação dessas pessoas a toda nação com o intuito de sensibilizar e motivar a ajuda ao próximo , criando assim um lanço de coletividade .Em segundo o Poder Legislativo deve criar uma lei mais eficaz sobre essa minoria, assegurando plenamente todos os seus direitos segundo a Constituição. De certo esses são os primeiros passos para mudar essa realidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!