O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Sabe se que as interações comerciais internacionais forma intensificadas pelo mercantilismo, que com o passar dos anos, juntamente dos avanços tecnológicos, tornou se mais globalizado, devido à expansão das redes de comunicação. Tal processo demorou a chegar no Brasil, mas a partir do século 20 ocorreu sua industrialização, iniciando o uso de máquinas, essas que posteriormente viria substituir inúmeros trabalhadores. Nesse sentido convém analisar as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.
Desde que a industrialização ocorreu, no Brasil, despertou um grave problema, a demissão de diversos trabalhadores. Essa situação ainda é recorrente, pois há uma enorme escassez de indivíduos profissionalizados em determinadas áreas do mercado de trabalho, ademais pessoas que não possuem o ensino médio completo não são seletos para uma vaga. Esse grupo, em sua maior parte os jovens, corresponde a 20% dos brasileiros desempregados, segundo um senso efetivado pelo IBGE. Também, essa pesquisa expõe a desproporcionalidade dentre os salários dos homens e mulheres, com o deles sendo superior, ainda que elas sejam mais bem qualificadas. Dessa forma, causando desinteresse nas propostas que lhes são oferecidas.
Tais transtornos induziram essa parcela da população recorrer para outros meios de sustento, como os trabalhos informais, que não dispõe carteira assinada, mas em contrapartida obtém suas vantagens, como horários flexíveis, esse sendo altamente requerido por jovens que ainda estudam, ou então não foram capazes de executar algum tipo de curso profissionalizante. Outro recurso utilizado é o trabalho autônomo, no qual o trabalhador é seu respectivo empregador, nessa categoria está incluso os microempreendedores individuais (MEIs), atuando no mercado de trabalho como pequenos empresários.
Portanto, fez-se necessária a tomada de medidas para amenizar tal situação. Por exemplo, o Governo Federal, através do Ministério da Educação, devem estimular o ingresso e permanência dos alunos nas instituições educacionais. Também, durante os anos em que o indivíduo estudará deverá ser oferecido a ele cursos profissionalizantes, em diferentes áreas do mercado secundário e terciário brasileiro, para que assim possam dispor de mais oportunidades. Ademais, para atrair e manter os funcionários, determinadas políticas da empresa devem ser reformadas, por exemplo, estabelecer um pagamento que seja proporcional para todos, independente de gênero, e variando somente devido ao cargo exercido, para que assim a taxa de desemprego no Brasil possa tornar-se restrita.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!