O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira'' o romanticista José Saramango denuncia uma grande falha da contemporaneidade: a sociedade tem a tendência de se ofuscar diante diversos problemas sociais. Neste sentido, a questão do controle do lixo, cujo é um desafio persistente no Brasil, e mesmo com ações sustentáveis é preciso encontrar meios para o combater esse excesso produzido.
A falta de sustentabilidade por parte do governo em investimentos públicos, como descarte correto do lixo, a reciclagem e a compostagem. Entretanto, segundo os dados do IBGE o Brasil produz lixo como um país de primeiro mundo mas faz descartes como nações pobres, existindo coleta seletiva em apenas 18% dos municípios brasileiros. Além disso, materiais descartados de modo incorreto, como em céu aberto, propaga-se gás metano atuando no efeito estufa, causando varias doenças respiratórias.
Outrossim, é a sociedade responsável pelo destino do lixo, não se preocupando com as consequências do mau descarte, misturando lixos orgânicos com os que poderiam ser reutilizados como plásticos, vidros e latas. A falta de educação publica faz transtornos até com a questão do lixo, Segundo uma pesquisa do IBGE o Brasil é o país que mais produz resíduos e não recicla nem 2%.
Torna-se evidente portanto, que é preciso meios para o controle do lixo, em razão disso, a prefeitura aliar-se a comunidade para projetos de ações sociais junto ao Cras para realização de reciclagem e compostagem recebendo auxílios de como fazer e palestras de como isso por mudar no cotidiano. E cabe a secretaria da educação em parceria com as escolas estaduais e municipais abordar junto á disciplina de ciência da natureza ações de reciclagem do lixo dentro da sala de aula, e assim controlar o lixo no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!