O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

De acordo com a Constituição Cidadã de 1988, a saúde é um direito de todos os seres humanos. No entanto, observa-se que o atual cenário brasileiro está longe de cumprir com o que diz na Constituição, haja vista que, é um dos países que menos investem em saúde pública segundo o Instituto Brasileiro de Estatísticas. Com isso, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a falta de investimentos dos órgãos públicos e a carência de uma estrutura adequada.
É indubitável que a falta de investimentos do Governo está entre as causas do problema. Segundo John Locke, é dever do Estado garantir vida, liberdade e propriedade dos indivíduos. De maneira análoga, é possível perceber que o descaso do Estado com a saúde da população brasileira rompe com esse pensamento, uma vez que, embora o Brasil tenha um dos maiores sistemas de saúde do mundo para atender a população, na prática há falhas que tornam o gerenciamento da mesma um caos, como à ausência de medicamentos, falta de macas e outros instrumentos médicos, além da demora na espera por uma consulta, que faz com que o paciente volte para casa sem receber o atendimento devido. Desse modo, nota-se que a falta de recursos em postos de saúde e hospitais são gerados pelo baixo investimento da gestão na saúde pública.
Outrossim, destaca-se a má qualidade do serviço prestado a sociedade. Decerto, vale ressaltar que a grande maioria das estruturas hospitalares do setor público não fornece o suporte necessário para o tratamento adequado do enfermo. Conforme o Conselho Federal de Medicina, 76% dos hospitais públicos não tem estrutura adequada para atender pacientes com acidente vascular cerebral. Além do mais, muitas regiões possuem unidades de atendimento básico sem equipamentos fundamentais para a realização de simples exames. Logo, a incapacidade de cuidados para com os pacientes do sistema público de saúde fica claro, já que a falta de estrutura e de equipamentos podem afetar gravemente a população.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas para reverter o descaso na saúde pública brasileira. A fim de atenuar o problema, O Governo, aliado ao Ministério da Saúde, deve destinar uma maior porcentagem das verbas públicas para a saúde, assim, os investimentos no sistema público serão melhores, evitando a falta de medicamentos e instrumentos hospitalares, além de, em conjunto com os prefeitos locais, disponibilizar e fazer a manutenção de equipamentos para realização exames médicos nas unidades locais de saúde, principalmente nas regiões carentes, objetivando atender melhor toda a população. Dessa forma, será capaz fornecer aos cidadãos brasileiros o que está nos princípios de Locke.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!