O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Patrimônio. Memória. História. Preservação. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, somente 30% dos brasileiros já foram em um museu. Nesse sentido, cabe avaliarmos a principal causa e consequência da dificuldade na preservação da história nacional por meio dos museus localizados em território tupiniquim.
Convém ressaltar, a princípio, que historicamente o povo brasileiro valoriza mais a cultura estrangeira - principalmente a europeia - do que a sua própria. Devido a vinda da família real portuguesa para a colônia brasileira, houveram uma série de mudanças nessa, com o objetivo de transforma-la em uma pequena Europa e, com isso difundiu-se por todo o território como incrível era a Europa e seus artistas. Desse modo, o Brasil foi construído tendo como um de seus pilares a valorização da cultura estrangeira em detrimento da cultura nacional e isso se torna nítido quando observado o resultado da pesquisa realizada pelo Ipea, em que infelizmente só 30% da população brasileira já foi em alguma museu, enquanto um dos principais pontos turísticos visitados por brasileiros no exterior são justamente os museus.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o desinteresse da população canarinha nos museus e como isso diminui o investimento na preservação do patrimônio material e imaterial da história brasileira. Em virtude da indiferença do público diante dos museus e do conteúdo simbólico dos objetos, a situação precária de alguns museus continua, colocando em risco a preservação da história nacional, pois sem investimento os museus não possuem condições de montar exposições atrativas ao público e sem essas o público não vai aos museus, criando assim um ciclo sem fim. Em suma, segundo o levantamento realizado pelo Governo Federal em 2017, cerca de 28,7 milhões de pessoas visitaram 920 museus no país, sendo que existem ao todo 3.634 museus espalhados por todo o território e a população brasileira está beirando os 210 milhões, ou seja, somente 14% da população visitou alguma museu e só 27% dos museus foram visitados.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para aumentar o número de brasileiros que visitam os museus. Dessa forma, o Ministério da Cultura, em conjunto com a mídia, deve incentivar a visitação aos museus, por meio de propagandas em horários nobre na televisão e nas redes sociais, com a presença de museologistas explicando a importância dos museus para a preservação da história brasileira. Espera-se, com isso, aumentar o número de brasileiros que visitam os museus nacionais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!