O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A população em situação de rua em questão no Brasil
"Sem teto", "mendigos", "moradores de rua". Diversos são os rótulos estipulados para as pessoas que se encontram em situação de rua. No entanto, pouco tem sido discutido a respeito da triste realidade vivenciada por esses indivíduos. Diante disso, se faz necessário analisar onde se encontra a base do cenário apresentado e, ainda, expor os impactos sociais e individuais que ele tem causado na sociedade como um todo.
De início, convém lembrar que "a paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos". Contrapondo o pensamento de Alberto Einstein, é inegável que alguns fatores influem na decisão de viver nas ruas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a perda de laços afetivos e os desentendimentos familiares são as maiores causas das pessoas optarem por sair de casa e, como solução paliativa, ir viver nas ruas. Com isso, um problema se estabelece quando, em muitos casos, aquilo que seria temporário passa a ser permanente.
Por outro lado, a opção de viver sem moradia fixa expõe esses indivíduos a péssimas condições de vida, na qual não há nenhuma forma de sustento que possibilite uma alimentação ou mesmo higiene pessoal e individual. Aliado a isso, os abrigos e os albergues públicos existentes para abrigar essas pessoas não são suficientes para atender a demanda atual. Por certo, todas essas circunstâncias podem resultar no consumo de drogas, na marginalização e, por conseguinte, no desmembramento deste grupo do restante da sociedade0000 o que prejudica o desenvolvimento social do país.
Portanto, em razão de fazer jus ao direito à dignidade pessoal do ser humano, é necessário convertemos o cenário decadente da população em situação de rua. Primeiramente, como solução preventiva, é dever do MDS promover palestras em locais públicos para toda a comunidade, que ressaltem a valorização da relação familiar, de modo a prevenir o "exôdo" atual. Além disso, cabe ao Governo federal ? sob forma do poder executivo ? criar políticas de desenvolvimentos de projetos para a construção de novos albergues e abrigos públicos para as pessoas que ainda se encontram em situação de rua, de modo a preservar o direito previsto no artigo 1º da carta magna do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!