O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE
Desde a Guerra Fria, o sistema capitalista tem se sobresaído como vigente na maioria dos países, sendo sustentado pelo consumismo. Na contemporenidade, o consumo está mais onipresente cabido ao aumento populacional e demanda utilização de diversas matéria-primas na formulação de produtos. Portanto, o ecossistema terrestre tem sido deturpado devido à ineficácia de leis relacionadas ao uso do ambiente e ao crescimento exacerbado da população.
Há diversas leis que determinam sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, como a Lei de Crimes Ambientais. Porém, tal prática de regulamentação e similares não exercem seus papéis fundamentais na prática, colaborando para que o ecossitema terrestre sofra com a falta de matérias e organismos necessários. Isso fica claro a partir de estudos realizados pelo Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatando que cerca de 90% do território brasileiro sofre com queimadas, desmatamento, contaminação do solo e poluição do ar.
Ademais, o aumento exacerbado da população é outro fator que assola o meio ambiente. Durante a década de 1920, o "American Way Of Life" (em português "estilo de vida americano") imposto pelos estadunidenses, por propagandas publicitárias levou a maioria da população mundial a ser consumista. De acordo com dados do Indicador do Consumo Consciente (ICC), cerca de 70% dos brasileiros são consumistas inconsciente, e isso distrói ainda mais o ecossistema, pois quanto mais a população for consumista, maior será a necessidade de extração de matéria-prima do ambiente para a produção
Portanto, diante do exposto, é necessário que o Governo Federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente intervenham. A criação de centros que auxiliem na formação de práticas de regulamentação mais eficazes é um caminho a seguir para combater a problemática. Isso deve ser feito a partir de formulações mais severas dos artigos da lei e punições mais reais, ou seja, mais condenação perante atividades lesivas ao ambiente. A partir de então, a problemática da deturpação do ecossistema terrestre será aminizado e o país alcançará um Estado pleno.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!