O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O sistema carcerário brasileiro, quando pensada, principalmente, priorizando a precariedade e a superlotação dos presídios, gera impactos negativos a toda sociedade, por exemplo: o aumento da violência provocada pelo crime organizado. Por essa razão, é necessário colocar em debate como mudar a realidade do sistema penitenciário brasileiro.
Certamente, as penitenciárias foram criadas para punir as pessoas que saem da normalidade da sociedade, por meio do isolamento, porém ao mesmo tempo reintegrando essas, pessoas outra vez à sociedade. Contudo, o sistema carcerário brasileiro encontra-se precário, já que não tem nenhum mecanismo de reintegração e inclusão dos presos a sociedade, muito pelo contrário, são tratados iguais animais, assim como mostra a frase do escritor Graciliano Ramos em Memórias do Cárcere, que diz " Enfim, não nos enganávamos, estávamos ali para morrer".
Ademais, a precariedade em conjunto com a superlotação dos presídios têm ajudado a formação e movimentação da indústria do crime organizado, o qual aumenta seu poder dentro e fora das penitenciárias. Nesse viés, com o número alto de pessoas nesses presídios, o fluxo de informação é muito elevado, contribuindo para o tráfico de drogas dentro e fora da cadeia. Prova disso, o livro " CV e PCC: a irmandade do crime organizado ", de Carlos Amorim, mostra a gênese da formação das maiores facções do Brasil, por conta da precariedade e superlotação. Fica claro, portanto, que para mudar a realidade do sistema carcerário brasileiro é necessário que o Governo Federal faça uma reelaboração das penitenciárias, por meio da criação de mecanismos e ferramentas de reintegração e inclusão, como escolas técnicas, com a finalidade de promover rapidamente a inclusão do preso a sociedade, consequentemente, acabando com a superlotação e o crime organizado. Dessa forma, destruirá o pesadelo que contamina toda sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!