O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


Tema: Promoção da saúde mental no Brasil contemporâneo.


A falta de promoção da saúde mental no Brasil é um desafio para a sociedade contemporânea, uma vez que problemas psíquicos como a depressão e a ansiedade são frequentes no país. Essas problemáticas ocorrem, sobretudo, em razão de fatores tanto sociais quanto históricos, que precisam de intervenção urgente. Por isso, medidas que priorizem o bem-estar psicológico se fazem extremamente necessárias para reverter esse cenário.
Convém destacar, a princípio, como a falta de altruísmo na sociedade é um fator determinante para a ocorrência de doenças mentais na população, já que o egoísmo do homem contemporâneo retira dele a empatia pelo próximo. Nesse contexto, as frágeis relações pessoais contribuem para a solidão e para o surgimento de sentimentos como a angústia que, em longo prazo, podem se tornar transtornos psicológicos mais graves. Desse modo, ressalta-se o pensamento de Bauman sobre a sociedade contemporânea, quando ele destacava o individualismo das pessoas na atualidade, em que cada uma se preocupa apenas consigo, em detrimento do sofrimento alheio.
Vale ressaltar, também, como a velocidade imposta pelo sistema capitalista agrava a problemática em questão. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, a superprodução era o objetivo principal, com o passar dos anos, isso não mudou, já que as empresas oferecem bonificações aos funcionários a cada vez que uma meta é ultrapassada. Dessa forma, quando esta não é alcançada, pode gerar frustrações nos indivíduos. Some-se a isso, as cargas horárias exaustivas que demandam muito esforço do trabalhador e, assim, ele acaba sem tempo e sem disposição para uma realizar uma atividade prazerosa, ficando susceptível à depressão.
É evidente, portanto, que a promoção da saúde mental no Brasil precisa ser priorizada. Nesse sentido, o Ministério da Saúde pode realizar palestras em escolas e em praças, alertando a população sobre a importância do sentimento de empatia pelas pessoas que sofrem de problemas mentais, para que haja apoio mútuo, cada um se mobilizando com a dificuldade do outro. Além disso, as empresas podem oferecer horários vagos destinados ao lazer do funcionário, com a promoção de cultura, como peças de teatro para incentivar o trabalhador, oferecendo, além do emprego, uma forma de lazer. Assim, torna-se possível traçar uma trajetória para a superação dessa importante questão social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!