O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Esporadicamente posto em pauta, o desaparecimento de crianças e adolescentes é um drama que atinge anualmente cerca de 40 mil famílias brasileiras. Essa problemática decorre da falta de segurança no meio social, bem como pela carência de informações que podem auxiliar na prevenção e nas medidas a serem tomadas na ocorrência de um caso.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu Artigo primeiro a garantia da segurança ao indivíduo menor. Todavia, esse direito é lesionado a partir do momento em que o jovem fica incapacitado de frequentar locais públicos porque corre o risco de ser capturado por quadrilhas de tráfico humano. Essas, agem através de uma rápida abordagem, conquistando e raptando a vítima, consequentemente a submetendo a situações deploráveis.
Dada a ocorrência do fato anterior, a primeira ação da família deve ser contatar a polícia delatando todo o acontecimento pois as próximas 48 horas são de total importância para a resolução do crime. No entanto, há no imaginário popular a crença de que apenas se deve chamar as autoridades 24 horas após o ocorrido, fazendo com que as chances de encontrar o menor se reduza até 70%.
Através dos fatos citados denota-se uma necessidade de orientação sobre esse assunto, sobretudo em ambiente escolar, com palestras e campanhas para a prevenção. Também é imprescindível a criação de anúncios ,nos meios de comunicação, de pessoas desaparecidas para que dessa forma se possa prevenir que os jovens sejam expostos a tal perigo e também para que as vítimas possam ter seus casos solucionados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!