O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL.

No período da Antiguidade Clássica, na Grécia antiga, as olimpíadas esportivas estavam ligadas à " Paz Olímpica", à medida que, para os gregos o esporte tinha caráter religioso, político e esportivo. Nessa perspectiva, é incontestável a importância do esporte, desde o século VIII a.c, como uma ferramenta de inclusão sociocultural e educativa. Logo, urge a indispensabilidade da convergência do primeiro e terceiro setor, para ampliação das práticas esportivas no Brasil.

Antes de tudo, é digna a menção que de acordo com a Constituição Brasileira de 1988, é dever do Estado fomentar atividades esportivas. No entanto, a prática deturpa a teoria, uma vez que, os centros direcionados às práticas de esportes, por exemplo,clubes, ainda, são muito restritos ao nicho populacional elitizado, pois, muitas vezes, exclui ao público periférico e marginalizado, o qual não pode pagar suas mensalidades. Nesse contexto de inoperância estatal, frente a essa questão, houve a criação em 1994, da "ONG Senna" mediante à inauguração do Instituto Ayrton Senna, cujo objetivo foi propagar a educação por meio do esporte nas comunidades carentes. Dessa maneira, o programa atendeu a 80 mil crianças de baixa renda, por intermédio de um projeto socioeducativo e cultural, que proporciona lazer e educação concomitantemente.

Ademais, o filme americano " Invictus" retrata como o esporte incentiva formas de liderança, tolerância e união, ao "quebrar barreiras" do apartheid racial vivenciado pela África e unir uma nação, a princípio, segregacionista, para os jogos de Rugby. Fora da ficção, a Universidade de Londres financiou e investiu na construção e promoção de ambientes direcionados a prática de esportes, na violenta favela do Complexo da Maré( RJ), e constatou, por conseguinte, o afastamento de crianças e jovens em situação de risco (drogas, crimes e prostituição). Além do mais, foi observado pela instituição, uma progressiva melhora em seus rendimentos escolares e relacionamentos familiares.

Sob tal ótica, fica claro a importância do esporte como ferramenta de inclusão social, além de sua contribuição aos valores éticos humanos. Por isso, faz-se necessário que a LOA(Lei Orçamentária Anual), direcione capital, que por intermédio do Ministério da Educação, será revertido na promoção de ações esportivas de cunho educativo, por meio de gincanas e palestras, ministradas por( mestres e doutores em educação esportiva), com vistas a elucidar valores de cidadania esportiva aos estudantes. Paralelamente a LOA, deve prover verbas para as ONG'S, na qual mediante a construção de quadras esportivas em áreas periféricas, vão contribuir para o entretenimento e afastamento de crianças e jovens ao " mundo do crime" ao proporcionar lazer, educação e melhora da qualidade de vida. Sendo assim, é irrefutável a frase célebre de Nelson Mandela " O esporte tem a força de mudar o mundo", afinal desde o século VIII a.c até os dias atuais ele continua a contribuir na união sociocultural de uma nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!