O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O DESAFIO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL

O Brasil é hoje o país que mais se destaca no cenário mundial, quando se trata de fontes de energia renováveis, possuindo significativa demanda energética em crescimento. Em vista disso, deve-se optar pelo uso das fontes mais viáveis, ou seja, as que causarem menores impactos ambientais e sociais, mas sem deixar de continuar crescendo economicamente. Essa conjuntiva gera conflitos entre ambientalistas, governo, população e empresas.
Um exemplo de fonte renovável e limpa e abundantemente disponível no Brasil são as hidrelétricas, que por esses motivos são bastante defendidas por Governo e empresas, porém que recebe críticas de ambientalistas e comunidades tradicionais, como ribeirinhos e indígenas, por exemplo. Essas críticas são baseadas no fato de que para a instalação de hidrelétricas são necessários destruição de fauna e flora locais e o deslocamento da população residente na área. Por este motivo, os novos projetos de usinas no norte do país, como Belo Monte, apesar do aumento da demanda energética e oportunidades de emprego, causam discórdia.
Embora essa fonte possua aspectos negativos, ela continua sendo a mais viável para a nação pelo fato de muitos países não deterem potencial hidráulico nem equilíbrio entre fontes renováveis e não renováveis equivalentes ao Brasil, o que os torna dependentes de petróleo, carvão mineral e gás natural. Contudo, a falta de acordo entre opositores e defensores de hidrelétricas tem feito sua participação recuar, sendo substituídas por termelétricas poluentes, pois a queima de matéria orgânica gera gases de efeito estufa. Outras fontes renováveis, como a eólica e a solar, ainda são caras e seu uso exclusivo não atende à demanda brasileira. Além dessas, ainda tem a energia nuclear, que gera energia limpa a partir do urânio, recurso abundante no Brasil, mas enfrenta resistência em decorrência do temor de vazamento radioativo, capaz de ocasionar mutações genéticas, doenças e mortes, tornando-a inviável.
Portanto, é possível conciliar crescimento econômico e questões socioambientais, bastando o Governo Federal investir em hidrelétricas e programas de preservação ambiental, assim como moradia para os que serão deslocados. Além da abertura de vários postos de trabalho criados pela construção de usinas, o que faz um país mais forte na economia e o leva a um patamar mais alto a ponto de se tornar um dos maiores fornecedores de energia do mundo.








Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!