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TEMA : FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Com o advento e evolução da comunicação via internet, a circulação de notícias aumentou bastante. No entanto, nem sempre essas informações são verdadeiras. O nome que se dá a essas notícias falsas veiculadas na internet é fake news. Devido à sua grande abrangência e ao crescente número de casos, atualmente o assunto ganhou notoriedade sendo de grande importância analisar o comportamento da sociedade perante o fato e como o meio financeiro tem influência de acordo com a problemática.
Notícias falsas tem o poder de promover a difamação de pessoas, prejudicar a imagem de empresas, espalhar ideologias políticas, entre outras consequências, como afetar o comportamento de um corpo social. Um exemplo disso aconteceu no caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, agredida por um conjunto de moradores da cidade de Guarujá em São Paulo, ao confundi-la com o retrato falado publicado em uma rede social, cuja qual afirmava que ela sequestrava crianças para a execução de magia negra. A mulher devido às agressões, sofreu traumatismo craniano e morreu após ser levada ao hospital por policiais.
Um estudo realizado pelo instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT), apontou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. É importante afirmar que a falta de interesse da sociedade perante a veracidade dessas informações é a principal causa desse impasse. Isso porque as pessoas não se preocupam com a fonte dessa informação ou muitas vezes são influenciadas por títulos sensacionalistas que os induzem a compartilhar e como consequência mais pessoas são inseridas nesse meio. Além da mudança de comportamento da sociedade, o retorno financeiro dos cliques impulsionam a impulsão dessa notícia. Já que quando as pessoas clicam na suposta notícia, elas são expostas à propagandas midiáticas que geram lucro ao autor da notícia falsa, estimulando assim a maior produção desses links. A revista Época já afirmou que as fake news viraram um grande negócio.
Portanto, notícias falsas devem ser anuladas. Para isso, a mídia, vide seu primordial papel na formação de opinião, por meio de propagandas deve mostrar a população o impacto que o compartilhamento de assuntos falsos pode causar na sociedade para a conscientização dos mesmos. Outrossim, empresas de referência como a agência Lupa, poderiam criar uma forte fiscalização do conteúdo compartilhado na internet e mídias nacionais. Caso constatado que a notícia se trata de uma mentira, tal conteúdo deve ser apagado e o autor multado como medida educativa. Além disso, o Governo Federal em parceria com o Google Adsense, responsável pelo pagamento dos anúncios aos sites, devem criar um projeto para retirar do ar todos os sites falsos, permitindo assim que os meios de comunicação possam ser legítimos e imparciais. Por fim, que o Governo Federal elabore uma lista com sites que publicam notícias falsas, assim os usuários poderiam checar se os sites que leem são confiáveis, o que gera um melhor senso crítico a respeito de um título apelativo ou sensacionalista e está de acordo com a teoria de Sócrates de que a informação deve ser passada por peneiras e que a primeira delas é a verdade.









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