O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: a discussão sobre aborto na sociedade brasileira contempoânea

A organização mundial da saúde (OMS), estima que mais de 70 mil mulheres morrem todos os anos decorrentes de abortos clandestinos, sendo essa a quinta maior causa de mortes femininas no espaço geográfico brasileiro. Clandestinas é um documentário nacional que mostra exatamente esse panorama no país. Por isso, apesar de a Carta Magna postulada em 1988, garantir no seu 1° artigo a dignidade a pessoa humana, ela também priva as mulheres de um direito: a escolha de não morrer em uma clínica qualquer. Assim alterações na legislação fazem se presente.
Em primeiro lugar, está a desinformação da população nacional ,a qual acredita no aumento na prática abortiva caso seja legalizada. Entretanto, transcorre exatamente o contrário0000 no Uruguai por exemplo, a legalização adjunto medidas socioeducativas fizeram com que o número caísse quase pela metade em relação quando era proibido. Atrelado ao desconhecimento vige a crença na concepção como determinador do início da vida, no entanto inexiste tal consenso entre os médicos e doutrinários.
Ademais, também é preciso relembrar a base patriarcal e cristã do país, que embora na teoria seja Laico, exercem indubitável influencia na sociedade contemporânea0000 nesse meio, segundo estatísticas do IBGE, ainda que o índice venha a decrescer anualmente, mais de 60% dos brasileiros são contrários a descriminalização, dificultando aprovação de uma lei a favor da autonomia feminina.
Logo, defronte ao exposto torna-se inconcebível que as crenças e o patriarcalismo permaneçam ceifando a vida de milhares de mulheres todos os anos. Dessa forma faz necessário a aprovação do STF no projeto que visa descriminalizar a interrupção da gravidez até a 12° semana. Por conseguinte apenas a revogação não basta é preciso que o Poder Legislativo legalize o aborto e em conjunto torne obrigatório a educação sexual nas escolas através de aulas ministradas por profissionais da saúde, para que dessa forma os estudantes possam ser instruídos a escolhas pensadas e saibam a quem recorrer quando for preciso . Posteriori finalmente será possível garantir a vida e a dignidade de todos os cidadãos brasileiros.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!