O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o advento da Primeira Revolução Industrial, a produção artesanal foi substituída pela industrial e, com isso, buscou-se produzir em massa com o Fordismo. Desde então, o sistema industrial segue tal lógica produtiva e, para manter o consumo elevado, apoiou-se nos mecanismos de redução da vida útil dos produtos. A obsolescência programada como maneira de manter o consumismo, entretanto, é prejudicial ao meio ambiente que sofre com a extração e o lixo gerado em excesso.
O primeiro desafio que a obsolescência programada impõe à natureza diz respeito à fabricação dos produtos. Toda produção industrial necessita de matéria-prima obtida no meio ambiente e que será transformada em mercadoria. Em um contexto de consumismo pautado em constantes inovações tecnológicas e no que Zygmunt Bauman chama de necessidade de comprar para existir, a demanda por matéria-prima não acompanha o ciclo natural de reposição e oferta da mesma, causando desequilíbrios ecológicos e, consequentemente, destruição da natureza.
Além dessa devastação, há o impacto causado pela excessiva produção de lixo. Como a obsolescência programada reduz a vida útil dos produtos ou torna-os ultrapassados, as novas aquisições são acompanhadas pelo descarte das anteriores, o que gera uma enorme quantidade de detritos, sobrecarregando o meio ambiente. Nesse sentido, as substâncias tóxicas presentes nos produtos eletrônicos, metais e plásticos são elementos não biodegradáveis, acumulando-se nos organismos durante as cadeias alimentares ou ficando no ambiente por anos até serem decompostos.
Dessa forma, percebe-se que a obsolescência programada é prejudicial à natureza devido ao fato de destruí-la tanto na extração de matéria-prima como no posterior descarte. Assim, é necessário tornar o sistema produtivo mais sustentável. Para isso, o Poder Legislativo de cada país deve criar uma legislação específica sobre o papel empresarial no destino de seus produtos, criando a obrigatoriedade de recolhimento e reciclagem de todo material possível, além de destino correto para os demais, com a aplicação de multas pelo não cumprimento da lei e retirada da permissão de instalação da indústria no país. Só assim os perigos da redução da vida útil serão menores.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!