O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

ENEM 2014 - 2º APL.
No cenário atual da sociedade brasileira, percebe-se o desenvolvimento de novas dinâmicas sociais como o fenômeno dos "rolezinhos", um comportamento principalmente dos jovens. Sobre isso, o fenômeno caracteriza-se pela realização de percursos sem interesse em comprar pelos locais de venda em lojas nos shoppings, sendo que essa ação é percebida pelas pessoas como incômoda. Dessa forma, para que não haja a existência do preconceito pela sociedade, essa questão deve ser discutida e medidas públicas devem ser aplicadas.
Doravante, os rolezinhos representam a necessidade de um grupo específico das cidades o qual a aglomeração dos estabelecimentos comerciais podem suprir, mesmo que seja de forma não intencional. Nesse viés, é a juventude procurando espaços de lazer que, ao encontrar em centros urbanos as vitrines chamativas, conseguem satisfazer a vontade de estar em ambientes estimulantes. Posto isso, evidencia-se a negligência da gerência pública em realocar recursos públicos para atender eficientemente as necessidades estruturais desse grupo social. Nesse contexto, segundo a Constituinte de 88, uma das funções do Estado está diretamente relacionada com a preocupação relativo às condições básicas para os cidadãos interagirem com a pólis.
Não obstante, a deficiência do atendimento desses requisitos pode fomentar a criação de estereótipos sobre a população jovem, inferindo a delinquência oua vagabundagem dos transeuntes devido a premissa de estarem em período de ócio. Nesse contexto, os relesinhos podem ser caracterizados como um possível catalizador do desenvolvimento de certos problemas sociais se a cultura do preconceito for instituída. Todavia, não devemos desconsiderar o ponto de vista dos comerciantes os quais perdem a acessibilidade de seus estabelecimentos devido ao fluxo de passagem dos adolescentes. Diante disso, as reinvindicações dos comerciantes devem ser consideradas no Poder Legislativo com a finalidade de instituir meios democráticos de sanar essa problemática.
Portanto, para diminuir o fenômeno dos rolezinhos, os deputados e senadores devem criar leis que viabilizem o desenvolvimento de espaços públicos para os jovens. Nisso, os interesses, tanto dos comerciantes quanto o dos adolescentes dever ser discutidos pelos agentes públicos a fim de constituir medidas ressonantes ao tema. Assim, necessariamente os prefeitos de seus respectivos municípios precisam aprimorar as praças públicas, bibliotecas, escolas e universidades para permitir o acesso de jovens em momentos de ócio, auxiliando também nas influências construtivas nessa faixa etária.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!