O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O atual mercado de trabalho passa por instabilidades e desafios, uma vez que compromete todo um sistema capitalista. As causas são diversas, visto que em meio a crise econômica os períodos de decrescimento dos empregos, são maiores. Nesse sentido, é preciso entender suas causas para pensar em melhorias e avanços.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o problema está ligado a fatores políticos e econômicos. A falta de incentivo e de medidas voltadas para qualificar o trabalhador é pouco empenhada. Dessa forma, muitos não são qualificados para certos cargos que exigem conhecimento técnico. Outro ponto importante é sobre a economia brasileira que em meio a crise, passa por instabilidades, o qual afeta diretamente o mercado. Prova disso são os índices em 2016, em que com a crise o desemprego cresceu muito no Brasil, não afetando apenas o mercado de trabalho, mas também o mercado consumidor.
Além disso, é importante destacar que essa circunstância é corroborada por questões sociais. Um dado importante mostra que 1% dos mais ricos recebe 36 vezes mais que os 50% dos pobres, segundo o IBGE. Índice bastante expressivo para evidenciar a existente desigualdade social. É notório indagar que não é apenas a diferença na renda o atual problema, mas também a questão do gênero. Mesmo com todos os direitos conquistados ao longo dos anos, as mulheres ainda passam por segregações, preconceitos e diferenciações salariais, que de acordo com o IBGE 22,9% das mulheres recebem menos que os homens. A escritora Virginia Woof, em uma de suas frases, sentenciou, "De tudo que existe nada é tão estranho como as relações humanas, com suas mudanças e sua extraordinária irracionalidade.Dentro desse contexto, nota-se a dificuldade nas relações humanas voltadas para as atividades laborais.
Torna-se evidente, portanto que o mercado de trabalho apresenta entraves que necessitam ser revertidos. Logo, é necessário que o Governo Federal e o Ministério do Trabalho desenvolvam programas e medidas para a melhoria e avanço. Para isso, o governo em parceria do Ministério da Educação poderia ampliar mais os investimentos e cursos técnicos, para oferecer conhecimento e recursos para a população. Por meio de incentivos e parceria com empresas para contratar funcionários e assim aumentar a renda. Ademais, com o Ministério do Trabalho em parceria da mídia, poderia criar propagandas voltadas para discutir o preconceito e desigualdade nas áreas de serviço, com o uso de comerciais, debates,pesquisas e fiscalizações.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!