O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com a primeira Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, a demanda por mão de obra se intensificou de maneira significativa, o que gerou um grande número de empregos. Entretanto, com a eclosão de novas tecnologias o homem foi, aos poucos, substituído pelas máquinas resultando em um grande agravante social: o desemprego estrutural.
Lamentavelmente, o desemprego não é fruto apenas de uma tecnologia altamente avançada como também, de uma infinidade de fatores. Como exemplo, é válido citar a crise econômica que assola o país que dificulta o investimento de empresas no Brasil, refletindo no elevado índice de jovens desempregados. Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho, a taxa de desemprego no país é de 13,1% - mais que o dobro da média mundial.
Um outro ponto que deve ser resetado é a existência de profissionais com currículos exemplares mas, que se tornaram "caros" para o mercado de trabalho, que busca reduzir ao máximo custos com funcionários para que o lucro possa ser maior. Diante de tais fatores, as expectativas de conquistar uma vaga de emprego acabam sendo frustradas observando-se na ausência de tal um desrespeito a Carta Magna de 1988, que garante o emprego um direito do homem. Além disso, é essencial constatar que o desemprego não é uma mazela está afetando apenas a geração já existente, mas que também, há de afetar aquela que ainda está por vir. Se nada for feito, a geração futura viverá em uma sociedade extremamente desestruturada na qual fome, roubos e até mesmo mortes serão ainda mais comuns sendo esses fatores frutos do rompimento da dignidade social pois como dito por Séneca: "O trabalho é o alimento das almas nobres".
Diante da problemática supracitada, cabe a ação da sociedade como um todo. O Ministério do Trabalho por exemplo, deve unir-se a outros governadores na busca de empresas que possam investir no país através do oferecimento de subsídios custeados com impostos públicos. Além disso, cabe às empresas já existentes oferecerem oportunidades para esses jovens que com muita determinação, alcançaram um currículo de sucesso. Mediante tais ações, o jovem terá a oportunidade de se tornar um ser digno através do trabalho. Esse, exercendo uma função íntegra na sociedade não terá espaços para agir de forma indevida. Com isso, essa geração e a que está por vir será capaz de tornar o país um lugar melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!