O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A influência das "fake news" no cenário político brasileiro
As notícias falsas sempre existiram na história da humanidade, no entanto, com o processo de globalização, as "fake news" passaram a influenciar questões de relevância mundial. No Brasil não foi diferente, o que exige dos cidadãos atenção redobrada, tendo em vista o processo eleitoral que se aproxima. Sendo assim, cabe analisar a prática atingiu esse patamar e de que forma pode interferir nas questões políticas.
Com efeito, a popularização das redes sociais proporcionou a descentralização das informações, o que difilculta a constatação da veracidade de certas notícias. Isso porque a internet, na medida em que conecta instantaneamente, permite a propagação rápida de informações sem o aval de fontes seguras. Fato que pode ser observado com as notícias falsas veiculadas após o assassinato da vereadora Marielle Franco, que alegavam suposto envolvimento com um chefe de facção do Rio de Janeiro. Dessa forma, vê-se que a mídia sensacionalista não se detém a jornalistas tendenciosos, o vírus da espetacularização se propaga por meio de espectadores alienados.
Por outro lado, o desafio da vez no Brasil é o de garantir a idoneidade dos candidatos à proxima eleição mediante a esta cultura das "fake news". Esse obstáculo se faz presente devido à intensa polarização política no país, que instiga oponentes ideológicos a produzir boatos para prejudicar seus concorrentes, como ocorrera na eleição de Donald Trump à presidência dos EUA. Em virtude disso, nota-se que a legitimidade do processo eleitoral está além das urnas, bem como a integridade dos elegíveis. Sendo assim, a divulgação de notícias falsas pode ser decisiva para o futuro do país, que já está imerso em indefinições políticas.
É evidente, portanto, a necessidade de uma abordagem efetiva para o combate das "fake news". Para que isso ocorra, é importante que haja um monitoramento constante nas redes sociais, realizado por profissionais capacitados, baseando-se nas diretizes do Marco Civil da Internet, a fim de coibir e delatar perfis de usuários que disseminam esse tipo de informação. Atrelado a isso, é essencial a atuação conjunta do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Justiça Eleitoral com o intuito de averiguar as notícias publicadas sobre os candidatos e tomar as medidas cabíveis para assegurar a lisura do processo eleitoral. Assim, poderá ser diminuída e posteriormente extinta a influência das "fake news" no cenário político brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!