O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Maus tratos e abandono de animais

No filme Sempre Ao Seu Lado, que se baseia em uma história real, Hachiko é um cachorro que sempre esperava em uma estação de trem, seu dono voltar do trabalho, ato que continuou a fazer mesmo quando ele faleceu, destacando assim, a lealdade e dependência de certos animais em relação ao homem. Entretanto, o homem vai de contramão na firmação dessa lealdade, uma vez que, o numero de abandono e maus tratos de animais cresce cada vez mais no Brasil. Sendo necessárias intervenções para resolver a questão.
Nesse contexto, segundo uma pesquisa da OMS, 30 milhões de animais são abandonados anualmente no Brasil, desses 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Destarte, a seleção artificial desses animais vem acontecendo desde os primórdios da civilização, ou seja, eles são condicionados a viver no âmbito doméstico, sendo totalmente dependentes do ser humano quando se trata de sua sobrevivência. Sabendo disso, a maior parte dos animais que são abandonados, são obrigados a viver na rua, onde estão expostos ao frio, fome e sede, que por conseguinte, podem levar a desnutrição e até mesmo ao óbito.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. As atuais leis em circulação não são muito efetivas, uma vez que, quem abdica e maltrata animais geralmente sai impune, o que agrava cada vez mais o problema. Além disso, a falta de planejamento na hora da adoção, também é um acentuador da questão, ou seja, muitas vezes as pessoas não calculam os gastos ou se terão tempo para cuidar de seus animais, resultando assim no aumento das taxas de abandono. Outrossim, ainda existe um certo preconceito no que se refere a adoção de animais de rua, o que também impede o problema de findar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e os representantes governamentais, uma reformulação das leis já em vigência, e a criação de novas leis, a fim de garantir a punição adequada a quem maltrata e abandona animais. Ademais, também cabe a esses órgãos governamentais em consonância com a mídia socialmente engajada, a criação e divulgação de campanhas midiáticas governamentais, por meio da internet e televisão, a fim de conscientizar a população a se planejar antes de adotar um animal, e também, incentivar a adoção de animais de rua. Para que assim, o homem reate o grau de lealdade com os animais, e o abandono gradualmente finde no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!