O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

De acordo com o MS (Ministério da Saúde) a taxa de homicídios, de 1980 para 2012, quase triplicou, dessa maneira, percebe-se que a violência urbana é um desafio a ser enfrentado pela sociedade brasileira. Segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a educação no Brasil é precária, essa defasagem junto com o crescimento desordenado das cidades, são fatores contribuintes para o aumento da criminalidade.
Em princípio, pode se dizer que um dos motivos para a precariedade do ensino público é o baixo salário dos professores. Muitos destes tem que trabalhar em mais do que uma instituição para conseguir uma remuneração razoável. Por essa motivo faltam professores qualificados, logo o aprendizado dos alunos é ruim, e por fim a entrada desses estudantes em uma boa universidade é dificultada, induzindo-os a irem para o crime.
Foi absorvido um elevado número de pessoas, devido ao êxodo rural, nas grandes cidades brasileiras, e isso não veio acompanhado de uma melhoria na infraestrutura urbana, como por exemplo a criação de empregos e moradias. Em virtude do desemprego e do déficit habitacional, os problemas sociais aumentaram, evidenciado pelo aumento da taxa de homicídios. Como disse Max Frisch, "quem tem fome não tem escolha".
O governo federal em parceria com o estadual precisa intervir na educação e redirecionar uma maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, com o fim de melhorar a infraestrutura e o salário dos professores, já que estes, tirando a família, são os maiores responsáveis pela formação social do indivíduo. Como disse Pitágoras, "educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos". Além do mais o estado deverá gerar empregos através da criação de obras públicas e incentivo fiscal para a abertura de empresas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!