O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A necessidade de inclusão para o aperfeiçoamento da democracia no Brasil

O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante o direito à saúde, educação e acessibilidade. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que a falta de estruturas físicas e acompanhamento especializado, assim como a pedra no caminho para o poeta Carlos Drummond, ainda é um obstáculo para a concretização dos direitos sociais no país. Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar tal impasse.
A priori, é fundamental destacar, desde os primórdios da humanidade, a existência de indivíduos com algum tipo de mal formação. Como exemplo, pode-se citar a situação dos deficientes na Grécia Antiga, sobretudo em Esparta, em que não dotavam de quaisquer direitos, acabando, muitas vezes, mortos. Entretanto, a preocupação em assegurar seus direitos é recente, visto que a Lei Brasileira de Inclusão, a qual garante a sua participação na sociedade, apenas entrou em vigor em 2016.
A posteriori, ainda é possível analisar a resiliência do problema na esfera social ao avaliar a falta de estruturas físicas nos ambientes escolares e de trabalho, devido ao seu alto custo para adaptação. Segundo a responsável pelo Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, há 9,3 milhões de deficientes para apenas 827 mil postos trabalhistas. Nesse contexto, nota-se o não-cumprimento da lei, uma vez que não há garantia da inserção de todos no mercado.
Diante dos fatos anteriormente citados, faz-se necessária a adoção de medidas que resolvam a situação dos portadores de deficiência no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Trabalho, devem realizar investimentos nos ambientes escolares e trabalhistas, adaptando-os aos indivíduos com necessidades especias, criando rampas e elevadores para facilitar a locomoção de deficientes físicos, por exemplo, além de oferecer acompanhamento especializado ao que precisarem. Dessa forma, o obstáculo será superado e os direitos sociais, respeitados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!