O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

"Fake News" é um termo usado para identificar notícias tendenciosas e aleivosas que visam ganho financeiro ou político. A disseminação dessas informações falsas está enraizado na História e hoje, os perigos das fake news continuam gerando consequências como a manipulação social e política, além de colocar lucro acima da condição moral e ética de um indivíduo, ambos os impasses caminhando para resultados devastadores.

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", declarou Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista que, através de notícias falsas espalhadas pela mídia da época, convenceu o povo de que Hitler seria um excelente líder. Tal repercussão promoveu a eleição do político alemão que mais tarde protagonizou o maior genocídio do século XX. Ainda no cenário político, em 1937, o Plano Cohen, um documento falso divulgado pelo governo Vargas, induziu a população a acreditar que comunistas tomariam o poder e, a partir deste, Vargas teve o aval que decretou o Estado Novo, a ditadura que vigorou até 1945.

Outrossim, segundo o pensamento marxista, o capitalismo prioriza lucro em detrimento de valores, o que explica a essência de notícias levianas e sensacionalistas que lucram ao ferir a ética moral e profissional de tantas pessoas alvos de difamação, em suma, de forma injusta e covarde.

Destarte, entende-se que a propagação de notícias falsas pode causar danos não só a uma pessoa como pode fazê-lo a uma nação inteira. Portanto, para a resolução desse impasse, é necessário que haja maior rigor na aplicação dos Arts. 138 e 139 do Código Penal pelo Ministério Público para punir os disseminadores por danos morais. Ademais, uma parceria entre os principais meios de comunicação, incluindo redes sociais, e órgãos judiciais como PF, TSE e o próprio Ministério Público para uma apuração e condenação mais amplas dos casos de fake news, além destes promoverem, por meio da mídia, a conscientização e os cuidados que a população deve ter para lidar com as notícias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!