O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os desafios dos idosos no Brasil

Sabe-se que no início do século XX, o Brasil governado por Rodrigues Alves possuía uma expectativa de vida menor que 35 anos, o que mais tarde, com a campanha de vacinação obrigatória implementada por Oswaldo Cruz, aliado a melhoria das condições sanitárias, o país viu o crescimento de 33 anos a mais na idade média da sua população. No entanto, esse rápido aumento do envelhecimento da sociedade brasileira fez com que o país até hoje não tenha condições ideais para melhor atender sua população de idosos, tendo que lidar com fatores que vão desde a escassez de hospitais especializados, a falta de planejamento da previdência social até falta de profissionais especializados em geriatria.

É perceptível o aumento das dificuldades enfrentadas pelos idosos em relação ao acesso à saúde. Diante disso, foi realizada uma pesquisa pela Sociedade Brasileira de Geriatria, constatando a falta de profissionais médicos com especialidade em geriatria no país, contando com apenas 1 especialista para cada 5 mil idosos. Aliado a isso, a falta de hospitais públicos específicos para esse público é outro problema enfrentado por eles, violando o direito à saúde, instituído pela Constituição Federal. Um exemplo disso foi reportado pelo jornal O Globo, o caso do idoso Miguel Lisboa que faleceu em consequência da demora para receber atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que apesar da Constituição Federal garantindo o direito à saúde, teve seu direito violado pelo despreparo das políticas públicas.

Além disso, outra problemática enfrentada pelos idosos é a violência, muitas vezes praticadas pelos próprios familiares ou cuidadores, envolvendo desde agressão psicológica e física, como também o abandono. Em contrapartida, como forma conscientizar a sociedade e alertar o público alvo, foi criado no dia 15 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a fim de disseminar que a violência ao idoso não é normal e deve ser denunciada.

Portanto, como disse Bill Gates: "O modo como você reúne, administra e usa a informação, determina se você vencerá ou perderá". Diante disso, o Poder Legislativo deve enrijecer a lei contra a violência ao idoso, por meio do aumento da pena e exclusão de direito a fiança, a fim de punir mais severamente quem pratica esse tipo de crime. Além disso, a mídia aliada às ONG's devem aumentar as campanhas de conscientização por meio da realização de comerciais em canais abertos e fechados, como também panfletos em ônibus alertando sobre os sinais de violência ao idoso e como denunciar, a fim de alertar a sociedade sobre o assunto e instruí-los caso seja necessário.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!