O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Recentemente a adolescente Hannah Baker, personagem fictícia do seriado norte-americano 13 Reasons Why, trouxe à tona a temática do suicídio juvenil em todo o mundo, gerando intensa repercussão. No entanto, é certo que a trama não consegue contemplar a complexa situação psicológica e social contemporânea dos jovens. Dessa forma, faz-se necessária a análise das causas, a fim de buscar prevenções à problemática supracitada.
De maneira análoga à inércia social enfrentada por Hannah em 13 Reasons, vê-se a situação dos suicídios no Brasil, já que 90% dos casos poderiam ser evitados segundo a OMS. Tal indiferença da sociedade com depressivos reside, sobretudo, no universo conectado, em que jovens difundem mensagens de angústia e são comumente ignorados ou desprezados. Nesse sentido, é importante destacar que a bolha virtual tem criado realidades perfeitas, muitas vezes distintas das situações factuais dos jovens e adolescentes, o que pode propiciar o esgotamento psicológico destes.
Além disso, a maioria dos jovens brasileiros, por reflexo de uma cultura conservadora, não têm acesso a terapias psicológicas. Isso se dá não só pela falta de recurso por parte das famílias, mas também pela inexistência de um sistema educacional que vise a saúde mental e se disponha a estudá-la. Com efeito, a falta de um terapeuta no cotidiano pode significar a ausência do único possível canal de diálogo para alguns adolescentes.
Por conseguinte, fica evidente que só haverá melhora nos quadros supracitados se houver uma reflexão social quanto à natureza do suicídio e da necessidade de valorização da vida. Assim, recomenda-se que páginas virtuais que cultivam mensagens de bem-estar e saúde mental sejam subsidiadas, financeiramente, pelo Ministério da Saúde. Essa medida tem como fim a redução do número de suicídios entre a juventude a partir das mídias sociais. Outrossim, é imperativo que as escolas públicas ofereçam um sistema de psicólogos integrado à rotina acadêmica, por meio de uma parceria entre o MEC e as faculdades de psicologia do Brasil. Essa resolução objetiva o tratamento e o estudo da depressão juvenil já nas escolas. Com tais medidas, evitar-se-á o destino de Hannah Baker aos jovens brasileiros.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!