O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os valores éticos nos trabalhos acadêmicos

É fundamental compreender o estudo da ética, tanto para o indivíduo desenvolver uma vida mais justa, bem como contribuir para a construção de uma sociedade mais virtuosa. Para tanto, o papel da produção de conhecimento é um elemento imprescindível nesse objetivo que busca criar mecanismos para que as relações sociais tornem-se mais harmoniosas. De fato, o mundo cada vez mais globalizado gera conflitos culturais, econômicos e sociais. Por isso, a produção de pesquisas científicas deve ser norteada por um código de ética, assim, evitar ações prejudiciais como o plágio.
Em primeiro lugar, é importante destacar que muitas pesquisas científicas são financiadas pelo dinheiro público, por sua vez, deve ser gestado eticamente para que seja bem aplicado e com isso os trabalhos acadêmicos produzam novos saberes que contribuam para a ciência. Afinal, o desenvolvimento do conhecimento acontece em etapas, assim, Einstein não teria criado a Teoria da Relatividade sem antes Newton ter criado os preceitos da mecânica clássica. Entretanto, o erário quando mal empregado na confecção de trabalhos acadêmicos, torna-se uma ação antiética, ao passo que se usa recursos financeiros públicos no desenvolvimento de pesquisas.
Em virtude disso, o plágio é uma atividade não ética, pois não auxilia a questionar os valores já consolidados e não dá créditos para o autor. O processo de "copia e cola", potencializado pelo o acesso à Internet, torna-se o processo de plágio mais fácil e danoso para os trabalhos acadêmicos, uma vez que não problematiza ou agrega um novo conhecimento. É possível mencionar ideias ou a reprodução de pensamento literal de outras pessoas em um trabalho acadêmico a fim de corroborar com a tese defendida. Todavia, deve-se sempre colocar as fontes citadas, para que o autor seja reconhecido e, assim, receba os méritos pela sua contribuição para o conhecimento.
Ademais, é pernicioso quando o indivíduo não é ético ao apresentar uma fala sem contextualizá-la, podendo gerar muitas interpretações equivocadas e até mesmo as famigeradas "Fakes News". Com efeito, essa gama de informações falsas aumenta o descrédito na produção de conhecimento sério, a exemplo do movimento antivacinas, o qual questiona a eficácia da vacina.
É fundamental, portanto, a ética na elaboração de trabalhos acadêmicos a fim de combater a desmoralização da produção do conhecimento científico e honrar com o financiamento público. Por isso, deve-se fiscalizar por parte do Ministério da Educação e das secretarias de educação o erário que é investido na produção de conhecimento, por meio dos recursos tecnológicos mostrando onde está sendo aplicado o dinheiro. Ademais, a sociedade em conjunto com a mídia devem sempre colocar as fontes de suas falas e notícias, a fim de evitar as notícias falsas e erros de interpretação. Logo, as pessoas podem enviar e-mails, informando e pressionando os meios de comunicação para sempre colocarem as referências e avisarem quando as informações estejam deturpadas. Assim, agindo de forma ética para que a construção do conhecimento autêntico esteja ajudando nas relações virtuosas da humanidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!