O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea
A morte de João Pessoa, vice presidente de Getúlio Vargas, foi usada como pretexto para Vargas assumir a presidência culpando Júlio Prestes pela morte de seu companheiro. Esse é um exemplo de como uma fake news ? notícia falsa- pode agir em meio a sociedade, visto que João Pessoa teve uma morte passional e Prestes não teve nenhum envolvimento com o caso. Infelizmente, nos dias atuais, por causa da ignorância, as fake news se espalham cada vez mais e afetam a sociedade brasileira.
É preciso considerar, antes de tudo, que ao disseminar fake news, as pessoas não possuem discernimento para identificar a veracidade dos fatos. Vale ressaltar que a internet é um meio comunicação global e que informações são colocadas a todo momento em diversos sites, contudo, nem todos sites são de confiança. Esses, divulgam, com má intensões, informações falsas e as pessoas compartilham isso sem verificar a fonte desta informação, devido à falta de educação digital, tornando-os analfabetos digitais.
De acordo com Joseph Goebbels ? político alemão ? uma mentira que seja contada inúmeras vezes se tornará uma verdade. Nesta lógica, é notável que os cidadãos não compreendem as consequências de espalhar uma notícia falsa, como no caso que aconteceu na Índia, onde pessoas foram linchadas até a morte, devido a disseminação de uma fake news que pessoas estariam sequestrando crianças. Por fim, isso demonstra a irresponsabilidade do indivíduo, por causa de sua ignorância, colocando vidas em risco.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir que não haja propagação de fakes news. Desse modo, o Estado deve, mediante a ampliação da atuação dos órgãos competentes, assegurar que haja uma punição, com leis, para divulgação de uma fake news, a fim de diminuir os índices de compartilhamento de uma notícia falsa. Além disso, ele deve investir em propagandas que ensinem a como navegar e escolher informações seguras na internet. Por fim, é dever do Ministério da Educação colocar aulas sobre fake news, para que os alunos aprendam a navegar com segurança e estimular o senso crítico para diminuir esse analfabetismo digital. Assim, alcançar-se-á uma sociedade mais crítica contra essas notícias falsas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!