O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na obra de Graciliano Ramos- Memórias do cárcere- preso durante o regime do Estado Novo, relata os maus tratos, a falta de humanidade e as péssimas condições de higiene na prisão. Desse modo, percebe-se que as prisões atuais ainda carecem dessas e de outras necessidades. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como as péssimas condições vivenciadas pelos presos e a medida paliativa que é o Sistema Carcerário do Brasil.
Em primeira análise, cabe pontuar que a má infraestrutura na maioria das cadeias faz com que os presos travem uma luta diária para sua sobrevivência. A deterioração das celas, e até a falta de água potável provam a falta de subsídio à integridade humana, visto que detentos estão à margem do descaso. Desse forma, tal condição supre a visão do Determinismo do século XIX, o qual afirma que o homem é fruto do seu meio. Porém, se esse olhar não for combatido, ao final da pena os indivíduos terão dificuldade na sua reintegração à sociedade.
Ademais, convém frisar que o Sistema Carcerário é uma medida paliativa , ou seja, só serve para "tratar os sintomas", e não para "curar a doença", a qual se encontra nas comunidades pobres do Brasil. Onde os jovens de baixa renda não tem muitas oportunidades de melhoria de vida. Uma prova disso está no argumento do Doutor Drauzio Varella, o qual afirma que com o aprisionamento, estamos lidando com as consequências de um fenômeno que começou lá atrás com o indivíduo que entrou para o crime com 15, 16 anos. Diante disso, percebe-se que modificar essa situação é tão complexa que exige reestruturação em sua base, envolvendo a educação.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. É imprescindível que o Ministério da Justiça passe a investir mais nas detenções visando sanar as necessidades básicas de gerenciamento e infraestrutura para com a melhoria de vida da população carcerária. Além disso, para a redução do número de presos é essencial que o Governo Federal trate a educação de qualidade como primordial nas comunidades, a fim de gerar mais oportunidades na vida de crianças e jovens de baixa renda.

TEMA: SISTEMA CARCERÁRIO DO BRASIL
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!