O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No período do governo de Getúlio Vargas foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) com o objetivo de promover a aceitação popular do presidente. Nessa perspectiva, entretanto, as ''Fake News''(termo oriundo da língua inglesa que significa notícia falsa) ocasionam diversos imbróglios, seja pela distorção da veracidade, seja por sensacionalismo. Dessa forma, convém analisar suas causas e consequências para o país.
Todavia, o Plano Cohen foi uma fake news divulgada pelo Vargas, no qual consistia em um falso ataque comunista ao país com o intuito de continuar no poder. Nesse viés, a história mostra que a distorção da veracidade não é uma invenção da atualidade, mas sim um comportamento que se perpetua, a qual está mais popularizado por conta das mídias sociais. Tal conjuntura, é alarmante, haja vista que promove engano e manipulação dos indivíduos.
No entanto, vale salientar que o sensacionalismo exacerbado do fenômeno corrobora em diversas mazelas para o senso comum, tal como movimentos antivacinistas e curas milagrosas de doenças crônicas como a diabetes e o câncer, de modo que pode levar a pessoa a interromper o tratamento e se ter por consequência a sua morte. Nesse contexto, é importante ressaltar também que o hábito ruim de não procurar a fonte, ver se o conteúdo divulgado é verdadeiro e a rapidez do compartilhamento enaltecem a problemática. O que é inadmissível, tendo em vista os impactos do âmbito social que isso gera para o Brasil.
É evidente, portanto, que as notícias falsas acarretam em divergentes problemas. Desse modo, o Governo Federal deve sancionar uma lei que criminalize a divulgação e criação de conteúdos falsos no espaço virtual, por meio de um canal de denúncias e um órgão fiscalizador, a fim de popularizar apenas conteúdos verídicos. Espera-se, com isso, a curto e longo prazo atenuar os impactos ocasionados pelas notícias falsas na sociedade brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!