O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Desafios da alimentação escolar no Brasil

A alimentação escolar é uma ferramenta de educação alimentar e nutricional, ela ajuda as crianças a formarem hábitos alimentares mais saudáveis que depois serão levados para dentro de suas casas. Por outro lado, existem diversos irregularidades, dentre as quais, destacam-se: desvios de recursos públicos e cardápios inadequados.
Em primeira análise, cabe pontuar que o desvio de dinheiro destinado à compra de alimentos é uma realidade de vários estados e municípios do Brasil. Segundo o balanço divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), mostra que de 2003 à 2016 foram desviados cerca de 2 bilhões de reais que seriam atribuídos não só à merenda, mas como também ao transporte escolar de diversas escolas públicas.
Ademais, convém frisar que o servimento de alimentos inapropriados é outro dos principais desafios da alimentação de alunos. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 22% da população do Nordeste considera a merenda ruim. Além disto, vários alunos alegaram que as escolas serviam bolachas e suco, em vez de alimentos mais nutritivos, como arroz, feijão e carne.
Portanto, o Estado deve aprofundar esforços para fiscalizar e aplicar punições legais mais rígidas às pessoas responsáveis por subtraírem recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinados às instituições de ensino básico. Simultaneamente, as prefeituras, por sua vez, devem contratar nutricionistas com a intenção de criarem cardápios mais nutritivos para os alunos, a fim de que desde a infância os cidadãos aprendam a importância de uma boa alimentação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!