O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É imprescindível perceber que, desde o final do século XX, a política de inclusão digital tem gerado grande repercussão social. Na sociedade atual, a tecnologia vem fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas, portanto, nessa era de inovações é fundamental a inclusão para que não se crie uma classe de infoexcluídos e não fiquem à margem do mercado de trabalho.

É primordial ressaltar a desigualdade na distribuição de renda como impulsionadora dessa exclusão digital. Nas áreas urbanas a proporção de domicílios com acesso à internet é de 54% enquanto nas rurais são de 22%, segundo dados do IBGE de 2014. Lamentavelmente, esse cenário ainda é comum e pode ser evidenciadas pelos idosos, pessoas com deficiência e a população de zonas de difícil acesso, seja por falta de infraestrutura ou recursos financeiros. Por consequência disso, temos uma sociedade excluída dos conhecimentos tecnológicos, ficando reféns ao mercado de trabalho e das exigências de uma vida atual. Assim, não tendo uma participação ativa nesse mundo globalizado.

Outro fator importante é a globalização que se intensificou no mundo com a ascensão do capitalismo. Ademais, o desenvolvimento nos meios de comunicação tornou mais fácil a forma de se comunicar, que interligam um lugar a outro. Nesse sentido, a importância do acesso a esse meio tecnológico é a inclusão de toda a sociedade, visando assim, uma forma de adquirir conhecimento para melhorar suas condições de vida, garantir a livre manifestação de pensamento e a facilidade de se comunicar em qualquer lugar que estejam. O resultado disso são pessoas cada vez menos retrógradas.

É evidente, portanto, que há entraves para garantir a inclusão da sociedade no ambiente virtual. Cabe aos projetos governamentais e não governamentais, ensinar o uso correto dessa ferramenta envolvendo todas as camadas sociais e facilitar o uso da internet distribuindo em pontos de difícil acesso. Espera-se, com isso, tornar a população mais inclusa nessa era dos avanços tecnológicos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!