O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Sempre é comentado o quão rápido o cenário tecnológico mundial foi alterado nos últimos 10 anos, mas nunca analisa-se com precisão os seus efeitos. Embora por um lado as tecnologias facilitem a vida humana, por outro, também trazem a tona o verdadeiro comportamento dos indivíduos de forma explícita. Nunca a sabotagem, mentiras e desonestidade estiveram tão presentes na sociedade, mais especificamente em forma de notícias falsas dissimuladas na internet. Infelizmente, as consequências desse fator afetam desde as relações sociais de um indivíduo no seu cotidiano, até grandes eleições e agencias de noticias.
Um dos mais antigos ditados populares nunca foi tão atual0000  ? Uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade?. Tal afirmação não só descreve os valores da sociedade moderna, como também o conceito das chamadas ?fake news? no país. Evidentemente, boatos com conteúdo não verídico se fazem presentes na vida humana muito antes das noticias falsas se tornarem um problema. Em 2011, na cidade de Nova Friburgo, RJ, pelo menos 40 mil pessoas entraram em pânico por causa de uma notícia falsa do rompimento de uma represa, abandonando pertences e familiares para atras. Hoje, lamentavelmente, tais noticias circulam diariamente em grupos do WhatsApp ou páginas do facebook, espalhando não só boatos de mal gosto, como também calúnias contra políticos, corporações e certos grupos da sociedade.
Há quem afirme que definir as noticias falsas como perigosas é exagerado, uma vez que atualmente há diversas maneiras de se identificar a veracidade de uma noticias. Todavia, não há palavra que defina melhor o impacto que as noticias inverídicas causam na sociedade. O maior problema de uma ?fake news? não é o susto que é causado, ou o alarde que provoca na sociedade, e sim a reação da mesma ao que foi espalhado. Logo, uma simples publicação, sem qualquer embasamento cientifico, pode transformar a opinião publica sobre diversos aspectos, inclusive de candidatos políticos e celebridades famosas. Embora tenha suas vantagens, a internet tem feito com que a população se torne refém das noticias falsas, e por muitas vezes seja manipulada por grupos de determinadas ideologias, destruindo assim a confiabilidade na internet e nos veículos de comunicação, mesmo os mais tradicionais.
Com o intuito de evitar que a sociedade e suas instituições continuem sendo prejudicadas pelas noticias falsas, é preciso uma intervenção efetiva do estado. O ministério das comunicações juntamente com o ministério da segurança devem criar agências verificadoras de fatos, como a já existentes FGV-DAPP e a agência lupa, em âmbito federal. A funcionalidade principal de tais agências é garantir que o conteúdo que é repassado pela internet seja verídico. Dessa forma, a população poderá voltar a confiar na credibilidade no que é dito em noticias dispersas pelas redes sociais, e a proteção conta a difamação será garantida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!