O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No limiar do século XVIII, o iluminismo já pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos se mobilizam para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, o brasileiro pouco tem feito para combater os efeitos da má alimentação. Isso se evidencia não só pela pouca educação alimentar por parte da população, mas também pela inabilidade governamental em criar meios que minimizem esse transtorno na saúde pública.
É irrefutável que muitos cidadãos têm dietas insalutares, confirmando a concepção do filósofo Sócrates que "os erros são consequência da ignorância humana" Seguindo esse juízo, essas pessoas não sabem que comer muitos produtos com carnes gordurosas, sódio e açúcar, em excesso, pode provocar sérios problemas de saúde, ratificado por dados da revista veja do ano de 2018, segundo os quais cresceu em 60% o número de obesos em decorrência disso. Por conseguinte, tal falha alimentar se tornou corriqueira no cotidiano nacional.
Além disso, a falta de políticas públicas mais eficientes que reduzam a má alimentação da população fere o artigo 6a da Carta Magma, pois a União não está cumprindo com o referido item constitucional. Dessarte, o Estado não fomentou ações que visem reduzir o consumo de produtos industrializados, ricos em compostos que fazem mal ao organismo. Isso tornou o país muito diferente daquele do livro Utopia de Thomas Morus, no qual a população gozava da eficiência estatal. Dessa forma, o Brasil fica muito distante do ideal.
Portanto é impreterível a atuação governamental para resolver esse problemática alimentar. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Saúde, por meio de resolução, determinar a redução dos percentuais de sódio, açúcares e gorduras nos alimentos prontos e colocar na composição deles mais vegetais e carnes magras, a fim de reduzir as consequências que tais compostos trazem para o corpo, como sobrepeso e doenças cardíacas. Ademais, o supracitado Ministério e a mídia precisa veicular campanhas para educar a população como se alimentar de forma correta e saudável. Assim o Brasil será uma nação que segue o modelo Iluminista de sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!