O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Josinaldo Guarani Kaiowa, o primeiro indígena formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), recebeu destaque nos principais veículos midiáticos nacionais. Ao receber seu diploma, Josinaldo representou a, ainda tímida, quebra de estereótipos do índio bom selvagem, herdado da literatura romântica. Apesar das pequenas conquistas, a marginalização, ocorrida através de genocídios e precarização de políticas públicas básicas, reafirmam preconceitos históricos com esse povo.
Primeiramente, cabe destacar que o genocídio indígena vem sendo agravado com a expansão da fronteira agrícola para a Amazônia Legal. A luta por demarcações de terras esbarra em interesses econômicos de grandes fazendeiros, culminando em disputas que remetem a equivocada superioridade do homem branco. Mais do que a morte de indígenas, esse etnocídio mata culturas, línguas e um importante protagonista do enredo brasileiro.
Em segundo lugar, a falta de políticas públicas que cheguem e atendam a essa população resultam em consequências, muitas vezes, irreparáveis. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o índice de suicídio entre indígenas supera o índice nacional. Outros tristes exemplos são as altas taxas de mortalidade por doenças comuns devido a precarização de vacinações e a desnutrição infantil, agravadando a desumanização dessa parcela da população.
Portanto, medidas com objetivo de garantir-lhes o acesso à seus direitos básicos são imprescindíveis. Parcerias do governo Federal com a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) criando leis que delimitam, assegurem e protejam suas terras do avanço do agronegócio são essenciais para a manutenção de sua identidade cultural e histórica. Além disso, o Ministério da Saúde aliado a ONGs possuem papel fundamental para levar a esses, serviços essenciais como médicos e medicamentos, além de auxílios psicológicos e sociais para que assim, possamos quebrar paradigmas e integrar, efetivamente, esse povo a população brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!