O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo o filósofo ateniense Platão, "A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento", assim, nota-se que a busca pela sabedoria é algo imprescindível e que omiti-la é mera ignorância. Há vários fatores que influenciam na volta das doenças já erradicadas, como o desconhecimento das pessoas a respeito das moléstias, juntamente com as notícias falsas disseminadas pelos suportes de comunicações e a negligência à vacinação.
Em primeiro lugar, a falta ou a precariedade do conhecimento sobre doenças já extintas leva grande parte da população a crer que não seja possível o retorno dessas, porém este pensamento está equivocado. Males já erradicados como a poliomielite podem retornar através da imigração de pessoas de outros países para o Brasil, como na Venezuela, onde a poliomielite é comum. Atualmente, os venezuelanos vivendo sob essas duras condições e acabam optando por se refugiarem em outros países. As notícias falsas também acarretam o problema, porquanto difundem falácias ao povo, o que muitas vezes fazem com que os indivíduos se distanciem dos postos de saúde e das campanhas de vacinações.
Ainda convém lembrar que as vacinas são cientificamente estudadas, contudo, sua pouca divulgação deixa a desejar pelo fato de muitos não conhecerem como é produzida e como age no corpo humano, o que causa insegurança e mais uma vez afasta a população. O ato de imunizar através da vacina é de extrema importância, uma vez que ao ser injetada transmite ao corpo partículas do vírus ou bactéria em sua forma enfraquecida ou inativa, fazendo com que haja estimulação à produção de anticorpos específicos contra o agente causador. No período da Segunda Guerra Mundial milhares de pessoas foram salvas por meio da Penicilina, substância descoberta pelo médico e bacteriologista Alexander Fleming, no ano de 1928, quando por acidente descobriu que os fungos produziam uma substância a qual inibia o crescimento bacteriano, que ficou conhecida por Penicilium notatum. Através deste elemento foram criados medicamentos tanto em forma de vacina, quanto via oral para auxiliar no tratamento de várias doenças, como pneumonia, meningite e sífilis, esta última, atualmente, está erradicada, mas devido a falta de proteção e conhecimento pode surgir novamente.
Depreende-se que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde deverão incluir nas escolas de ensino fundamental e médio palestras a respeito da importância e de como a vacina atua no organismo, para que dessa forma, tenham conhecimento dos benefícios da imunização e percam o medo. Faz-se necessário também, punições para os responsáveis que não vacinarem seus filhos através de multas e, como medida extrema, a intervenção do Serviço Social. Sabe-se que a vacinação em crianças e adolescentes é obrigatória segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todavia falta punição para quem não cumpre. Também ao governo cabe reverter parte dos impostos arrecadados para campanhas midiáticas através dos meios de comunicação e programas sociais, os quais irão incentivar a vacinação tanto para as crianças como para os adultos. Por conseguinte, os surtos e epidemias de tais doenças serão evitados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!