O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

DOAÇÃO DE SANGUE

A doação de sangue é de fundamental importância, uma vez que, esse ato solidário pode salvar vidas. Porém, o que vem causando grande preocupação é a pouca quantidade de sangue coletado em relação ao número de pessoas que necessitam. Haja vista que, o medo junto às dúvidas ainda presente entre as pessoas são uns dos motivos para essa realidade. Assim, é necessário medidas que incentivem a população em realizar tal ação, com intuito de transformar essa situação atual.

É possível afirmar, que a coleta é um dos maiores desafios em relação a doação de sangue no Brasil, sendo o país que menos realiza o procedimento na América Latina. De acordo com dados de 2016, foi indicado que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. As causas que resultam essa situação está ligada ainda a existência de insegurança e medo por parte da população, devido principalmente a falta de informação, que acabam levando a ideia de mitos como a de que se pode perder peso ou contrair doenças. No entanto, é muito importante essa ação pois, além de ser uma prática fácil e de grande relevância, muitas vidas são salvas através dela.

Sabe-se, que existem algumas restrições adotadas em razão das pessoas que não podem se submeterem a doarem sangue, por exemplo , menores de 16 ou com mais de 69 anos, grávidas, se estiver febre, anemia, entre outros requisitos. Com isso, é imprescindível que o doador seja honesto ao ato que está realizando para não prejudicar a si nem a vida do receptor, sendo de extrema relevância a realização de testes para avaliar se este está em condições adequadas. Posto que, só deverá se suceder a doação se estiver realmente disposto à condição de compromisso com esta ação solidária.

Por conseguinte, é evidente a necessidade de ações que estimulem a população a realizarem a doação de sangue. Dessa forma, o governo em esfera Estadual e Municipal, em parceria com o Ministério da Saúde, devem promover campanhas em escolas, universidades e locais públicos para conscientização a respeito da importância dessa ação benéfica e incentivo para que haja mais doadores. Podendo também ser feitas palestras, ajudando a população a se informar mais e esclarecer as dúvidas existentes a respeito do tema.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!