O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os Ultrarromânticos, jovens poetas universitários, eram denominados como "Mal do século" devido ao sentimento de inadequação à realidade, desgosto de viver e pessimismo típico dos integrantes. No entanto, mesmo com o fim dessa geração, esse comportamento ainda é comum provocando o crescimento de quadros depressivos, principalmente em adolescentes. Nesse âmbito, pode-se analisar que cultura efêmera e a negligência contribuem para o aumento desses casos.
Convém ressaltar, a princípio, que a adolescência é uma fase de instabilidade emocional provocada pelas alterações físicas e mentais. Isso acompanhado com a cultura imediatista, descrita por Bauman em Modernidade Líquida, marcada pela constante transformação cria-se o desejo que os objetivos sejam satisfeitos instataneamente. Porém, quando essa meta não é concretizada de imediato é gerado um sentimento de frustação que, muitas vezes, leva ao abuso de drogas e ao desenvolvimento da depressão. Assim, de acordo com Durkheim, casos de suicídio egoísta, na qual o indivíduo sente-se excluído da sociedade aumentam.
Outro fator é a negligência, por parte da família, em tratar os sintomas depressivos que o jovem demostra. Uma vez que, as alterações comportamentais provocadas por esse distúrbio frequentimente são vistas como atitudes normais da adolescência e por isso muitos costumam denominar essa fase como "aborrecência". Entretanto, a desisformação sobre os sintomas dificulta que o correto tratamento seja executado e por isso, a OMS declara que 77% dos casos de depressão em adultos são derivados de problemas que a pessoa já apresentava enquanto jovem.
Fica evidente, portanto, que é necessário oferecer assistência aos adolescentes a fim de tratar ou evitar quadros depressivos. Para isso, o MEC deve destinar recursos a escolas e universidades para que estas instituições contratem psicólogos com objetivo de auxiliar os estudantes no desenvolvimento emocional por meio de terapias comportamentais. Ademais, o Mistério da Saúde em parceria com emissoras de tevê deve fazer campanhas divulgando os sintomas da depressão e onde buscar tratamento especializado visando auxiliar os familiares na identificação do distúrbio. Assim, os jovens brasileiros teriam suporte da sociedade e haveria declíneo de quadros depressivos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!