O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm o direito à participação no progresso científico. Entretanto, no Brasil, hodiernamente, averigua-se que esse direito é teórico e está ligada a realidade brasileira. Nesse contexto, convém analisar as principais causas, consequências e possível solução.
É indubitável que a ciência é importante para o Brasil, de modo que ela possibilita a remodelagem da economia. Apesar disso, segundo o portal G1, o investimento para pesquisas no país caiu de 8,4 bilhões para 2,7 bilhões de reais, além da nota oficial declarando o corte de 50% das bolsas de pesquisas até agosto de 2019. Dessa maneira, evidencia-se que a ciência sofre uma desvalorização moral e econômica.
Em consequência dos fatos supracitados, o país está perdendo cientistas e criações que poderiam gerar grandes desenvolvimentos. Os principais cérebros da inteligência brasileira têm como única fonte de subsistência as bolsas oferecidas por órgãos públicos de fomento, afirma o portal Exame. Tal realidade ratifica a menosprezo com cientistas brasileiros.
É evidente, portanto que ainda há entraves para se valorizar a ciência no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Ciência e Tecnologia, consoante ao Governo Federal, deve desconcentrar a renda estatal de certos órgãos, como da Câmara de Deputados, por meio da equidade da distribuição de renda entre Ministério, para que essa verba possa ser destinada a bolsas para os cientistas brasileiros, a fim de proporcionar a sua valorização.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!