O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Situação do índio no Brasil.

O livro de José de Alencar, Iracema, nos mostra a realidade indígena no Período Colonial, onde a personagem principal, a índia Iracema, relaciona-se com um colono estrangeiro, demonstrando a afetividade tida na época entre o índio, e o "homem branco". Entretanto, na contemporaneidade, a situação do indígena no Brasil contrapõe-se ao livro, sendo na prática uma realidade de conflitos por terras e sincretização de sua cultura.
Em uma primeira análise, vale ressaltar o desenvolvimento agrícola brasileiro, enfatizado pela Revolução Verde, em 1960. Seu crescimento, tem causado conflitos por terras entre indígenas e fazendeiros, desencadeando com isso, uma queda em seu território quando o poder empreendedor é maior nesses combates.
Outrossim, segundo dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), apenas 7,5% dos Índios no Brasil não falam português, denotando uma intensa inclusão da cultura externa na indígena, representando a sincretização e a diminuição dessa, que é de grande relevância para a nacional.
Entende-se, portanto, que o índio tem sido limitado, tanto em sua cultura quanto em suas terras. Dessa forma, assim como prevê a Constituição Federal de 1889, no art. 231, o direito e a cultura do índio devem ser preservados. Com isso, o Ministério da Justiça deve estabelecer, por ordem judicial, a proibição da ultrapassagem dos limites estabelecidos como do índio, evitando conflituosas disputas por terras. Cabe também a Ministério da Cultura mostrar através de campanhas e projetos em escolas e instituições de ensino, a importância, histórica e cultural, do índio. Só assim, delimitando seu espaço e conhecendo sua cultura, a situação do índio no Brasil será melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!